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A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer
36 p.
2005
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Parte 1 / Parte 2
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Títulos para indexação Inglês: The Permanent Education Comes into Play – Circles for Permanent Education in Health: Concepts and PathsEspanhol: La Educación Permanente Entra en la Rueda – Polos de Educación Permanente en Salud: Conceptos y Caminos a Recurrir
Resumo: O Ministério da Saúde delineou a proposta da educação permanente como uma estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e controle social no âmbito do SUS. O presente trabalho aborda as diretrizes da proposta e sua importância para a criação dos Pólos de Educação Permanente em Saúde.
DESAFIOS DO GESTOR DE SAÚDE NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS NO SUS: UMA REFLEXÃO ÉTICA1
Gestor de Saúde, Recurso no SUS, Ética
Samira Maria Oliveira Almeida2; Sandra de Azevedo Anhaia3; Rafaela Ferreira Santos4; Fátima Maria da
Silva Abrão5; Aurélio Molina da Costa6.
Resumo: Diante do cenário de extrema desigualdade social, que o país vem enfrentando,
resultado dos dilemas da atualidade exemplificado pela globalização e pelo esgotamento dos modelos
macroeconômicos, traz como conseqüências maiores desafios para a organização e eficiência da gestão
pública em geral (1) principalmente em instituições voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A
assistência à saúde no Brasil se traduz no reflexo das condições sócio-político do país, o que leva a ter um
modelo de atenção dualista resultado da concentração de renda e exclusão social. Há uma limitação de
recursos o que traz como resultado um valor investido na saúde inferior quando comparado a outros
países no mesmo nível de desenvolvimento econômico.
p.03
Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_avaliacao_atencao_primaria.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_avaliacao_atencao_primaria.pdf